O PENSAMENTO FILOSÓFICO CRISTÃO NO SÉCULO XX

8ª EDIÇÃO - O PENSAMENTO FILOSÓFICO CRISTÃO NO SÉCULO XX - DIAS 05, 06, 07 E 08 DE OUTUBRO DE 2010, NO SEMINÁRIO

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Começa a VIII Semana Temática Filosófica


Na noite de terça, depois da fala do reitor, o professor Ismar tratou com propriedade o pensamento de padre Lima Vaz, um dos maiores filósofos brasileiros do século XX. Já na manhã de quarta, um dinâmico café filosófico deu vazão à reflexão filosófica no Seminário.

A VIII Semana temática filosófica do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário teve início nessa terça-feira, 05, com a palavra do reitor da instituição.

Padre Jamir Pedro introduziu o tema da Semana, “O pensamento filosófico cristão no século XX”, relembrando o grande nome dessa filosofia que foi o jesuíta francês, Teilhard de Chardin, incompreendido pelo mundo científico e teológico por propor uma conciliação entre as duas partes.

“Aparentemente a terra moderna nasceu de movimento antirreligioso. O homem bastando-se a si mesmo. A razão substituindo-se a crença. Nossa geração e as duas precedentes quase só ouviram falar de conflito entre fé e ciência”, dizia um fragmento de Teilhard de Chardin, lido e comentado por padre Jamir.

O reitor citou ainda o pensamento de Zigmund Bauman, sociólogo polonês que designa o mundo pós-moderno como uma sociedade líquida, baseando-se na efemeridade do ser humano atual. “Todos temos garantias temporárias. O sujeito antes unificado, agora é fragmentado” afirmou.

Primeira conferência

O conferencista da noite foi o professor Ismas Dias de Matos, presbítero da diocese de Guanhães e mestre em filosofia pela UFMG. O convidado leciona História da Filosofia e Cultura Religiosa na PUC-MG. Sua conferência iniciou com menção ao seu trajeto como professor no Seminário, na década de 1990, manifestando alegria em retornar à casa. O palestrante dedicou, em latim, sua palestra à memória e ao louvor de monsenhor Levy, que quando reitorava a casa, o convidou a lecionar nela.

A pergunta fundamental de Padre Lima Vaz que norteou a conferência foi aquela a partir da qual ele se indaga se o filósofo, que se professa cristão, pode permanecer no campo da fé ou deve, por obrigação, migrar para o campo do dogmatismo ou do sentimento religioso meramente subjetivo. O sujeito, conforme está na obra Antropologia Filosófica, publicada em dois volumes pelas Vozes, é tratado com profundidade por Padre Vaz. “O povo da história”, lembrou professor Ismar, referindo-se aos cristãos.

O conferencistas levantou ainda outras perguntas filosóficas. Seria legítimo e oportuno falar de um pensar cristão depois de Kant falar da transcendência? E depois dos filósofos da suspeita como Feuerbach, Marx e Freud? O homem é artífice de seu mundo, como pregam esses filósofos?

Mediou a palestra de abertura da VIII Semana Temática o professor Maurício Cruz, que levantou importantes questões sobre o futuro da filosofia e da metafisíca. Cerca de 80 pessoas prestigiaram o primeiro dia da Semana, entre seminaristas, padres, religiosas e leigos.

Café filosófico

A manhã de quarta-feira, 06 de outubro, pode marcar a VIII Semana como o elemento de inovação. Os participantes discutiram em sete mesas temas filosóficos cristãos do século XX, contando com a participação de professores que mediaram as mesas.

Um dos mediadores foi o renomado professor do Unec, Amédis Germano, que discutiu o tema “O ser humano segundo o cristianismo”. “Desafios éticos de um mundo contemporâneo” também foram discutidos, em mesa mediada por professor Edmar Martins, da Unileste, em Ipatinga. Além desses, foram trabalhados os seguintes temas: A ressacratização de um mundo profano, O personalismo de Emanuel Mounier, A influencia do cristianismo sobre o progresso da ciência, A identidade Católica em Alceu Amoroso Lima e A fé cristã e a filosofia na América Latina hoje.

Os participantes avaliaram o café como uma oportunidade de conhecer em vias gerais muitos temas, além de propício momento de debatê-los com alta capacidade intelectual.

Programação da Semana

Ainda na noite de quarta-feira seria proferida a segunda conferência, com o tema: O humanismo cristão na pós-modernidade, pelo professor Wellinton Cesco, da Funcec de João Monlevade. Esta palestra conta com a mediação de padre José Geraldo de Gouvêa, pároco de Santa Cruz, em Caratinga e professor do Seminário.

Nesta quinta-feira, 07 de outubro, o Seminário Diocesano celebra sua padroeira, Nossa Senhora do Rosário, com missa festiva às 11 horas na capela da casa. O Filme “Nós que aqui estamos por vós esperamos”, será exibido às 8h30min, moderado por padre Fabrício Moura, professor de história na instituição.

Destaque para a terceira conferência “Panorama das filosofias cristãs contemporâneas”, que se realizará hoje, às 19 horas, pelo professor Urbano Zilles, filósofo da PUC do Rio Grande do Sul e membro da Academia Brasileira de Filosofia. O encerramento será na manhã de sexta, com a 1º Jornada São Tomás de Aquino. A palestra de encerramento será conferida por Sílvia Contaldo, da PUC Minas, às 8horas.

Toda a comunidade acadêmica de Caratinga e região é convidada. Interessados podem inscrever-se pelo e-mail: stematica@diocesecaratinga.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER PARTICIPAR? FAÇA A SUA INSCRIÇÃO ABAIXO. Favor informar cidade, e-mail e telefone.